Tens pensado em começar uma terapia?
- Jesse Cardoso
- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2024

Um pouco sobre mim
Sou Jesse Cardoso, formei-me psicólogo clínico e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tenho dupla nacionalidade, uruguaia e brasileira, tendo o espanhol como língua materna. Quando vim morar em Porto Alegre tive que me adaptar a outro idioma e cultura, então, entendo por experiência própria as dificuldades e transformações de quem sai do seu território de origem para morar num outro lugar.
Dentro da minha experiência, percebi que o lugar de estrangeiro carrega a potência de se sensibilizar aos mundos diversos que constituem uma cidade/país: como tudo é novo, o que para algumas pessoas é tido como parte do cotidiano ou naturalizado, para o estrangeiro é algo passível de questionamento. No meu trabalho, essa postura se repete na escuta que realizo dos meus pacientes, onde fico atento ao que está mais aparente, mas também ao que não está sendo dito, a aspectos profundos da mente humana, ao que pode estar no inconsciente. Nisso, o óbvio perde o caráter de evidência, e através do questionamento é possível navegar em águas mais profundas, proporcionando mais autoconhecimento e empoderamento aos meus pacientes. Para tanto, ofereço um espaço seguro e acolhedor, onde quem me procura para terapia se sinta à vontade para falar sobre o que quiser e precisar.
Escolhi a clínica psicológica como profissão porque me identifico na função de promover saúde e acredito no poder das palavras, de como através da fala e da escuta é possível gerar grandes transformações. E você, o que deseja mudar através da psicoterapia? Quais mares precisa navegar? Quais desafios precisa de ajuda para enfrentar?
Referencial teórico
Minha fundamentação teórica da clínica é a psicanálise e a psicologia social.
Me interessou a psicanálise por ela ser uma teoria que se aprofunda nas dinâmicas psíquicas inconscientes, por ser uma clínica não diretiva, ou seja, é uma abordagem terapêutica que busca não direcionar ou influenciar o rumo das sessões, permitindo que o paciente chegue às suas próprias respostas e soluções. E também por levar em consideração a singularidade de cada sujeito, cada caso é um caso e cada encontro é um encontro único. A escuta é algo dinâmico e interage com uma vida que está em constante mudança numa realidade em constante transformação.
Já os estudos da psicologia social entram no aspecto de entender e aprofundar na sociedade e no mundo em que vivemos, o quanto esse mundo é fruto de relações históricas que produzem as dinâmicas sociais onde nos inserimos e nos constituímos.
Qual a duração e frequência das sessões
A sessão de psicoterapia dura em torno de 50 minutos, podendo terminar antes ou se estender mais, dependendo da necessidade de cada encontro. Já a periodicidade é combinada com cada paciente, mas em geral é uma vez por semana.
Quais são as formas de atendimento?
Atendo presencialmente em Porto Alegre/RS e também de forma on-line, através de videochamada pelo Whatsapp ou Google Meet.
Como agendar uma sessão?
Você pode me contatar tanto por WhatsApp 55 51 984343802 como pelo direct do instagram: @psicodecolonial. Estarei à disposição para conversar com você e tirar suas dúvidas!
Jesse Rodriguez Cardoso é psicólogo clínico, mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), atende presencialmente em Porto Alegre e de forma on-line a brasileiros do mundo todo. CRP 07/33956.
Comments